terça-feira, 28 de maio de 2024

o que diz o argumento de Palley?

 

 

 


William Palley, defendeu um argumento teísta: argumento teleológico. Para o explicar melhor propôs uma analogia entre um relógio e o universo . Afirma que se observarmos um relógio observamos cada uma das suas componentes em perfeita harmonia e ainda diz que aquele relógio foi feito por um relojoeiro. Quanto ao universo, cada uma das suas componentes também funciona em perfeita harmonia, ou seja, em analogia com o relógio, podemos concluir que o universo foi "construído" por alguém, esse alguém tem de ser um ser omnipotente, ou seja, Deus. Palley  considera que tudo o que existe tem uma finalidade: " porque os nossos braços e pernas têm 3 juntas, senão por ser melhor do que 2 ou 4?";"E porque serão os dentes incisivos aguçados como cinzéis de corte, mas os nossos dentes interiores são largos para triturar e não o contrário?". Estas afirmações evidenciam uma harmonia no corpo humano que podemos concluir ser fruto uma"providência divina". Será que o argumento é consistente? Será que realmente convence? Será que não há pontos fracos?

                                                                    Marco 11º A

 

3 comentários:

  1. O argumento teleológico de William Palley é uma tentativa de justificar a existência de Deus através da observação da complexidade e da aparente finalidade do universo. O principal contra-argumento ao argumento teleológico é a teoria da evolução por seleção natural, proposta por Charles Darwin. A evolução explica como a complexidade e a adaptação podem surgir através de processos naturais sem a necessidade de um ser inteligente. A evolução fornece um mecanismo potente para a diversificação e complexificação da vida ao longo do tempo.
    Mariana Frias 11ºB

    ResponderEliminar
  2. O argumento teleológico de William Paley faz analogia do relógio comparado a um olho " Se abrirmos um relógio e inspecionarmos o modo como todas as peças do mecanismo trabalham conjunta e harmoniosamente, compreenderemos que o relógio teve de ser criado por alguém inteligente, o relojoeiro que o fabricou." tudo isto para evidenciar a existência de um Criador inteligente "Portanto, também o universo e os organismos vivos têm um criador
    inteligente que é Deus."
    No entanto, ainda existem questões sobre a consistência e pontos fracos do argumento, o principal contra-argumento ao argumento teleológico é a teoria da evolução por seleção natural, proposta por Charles Darwin.
    Gabriela Almeida 11B

    ResponderEliminar
  3. O argumento teleológico de William Palley sobre o universo parece fazer sentido mas há coisas que podem enfraquecê-lo. Por exemplo, comparar o universo a um relógio pode não ser justo, já que o universo é muito mais complicado. Além disso, ele assume que só Deus poderia criar algo tão complexo, ignorando outras explicações possíveis. Por isso, embora o argumento pareça bom à primeira vista, pode não ser tão sólido quando olhamos mais de perto.
    Marta Pimenta 11°A

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário.

Encerramento das atividades letivas

 Chegados ao final do ano percebemos que na memória de quem lê há sempre um filósofo, uma obra ou  um artigo especial sobre um tema/problema...