terça-feira, 28 de maio de 2024

O que é o fideísmo?

 


 

 

Pascal é o autor do Fideísmo, uma teoria que utiliza o cálculo das probabilidades para apostar na existência ou não de Deus.De acordo com esta teoria, se apostarmos que Deus não existe, temos duas hipóteses, Deus existe, e, assim, teremos uma perda infinita, pois não alcançaremos a salvação eterna. No caso de Deus realmente não existir, então, teremos um ganho finito, pois na nossa vida terrena não perdemos tempo com cerimónias religiosas ou rezas em determinados momentos de culto. Vivemos uma vida plena de prazer.

                                                                 Marco. 11º A

 

5 comentários:

  1. A Aposta de Pascal enfrenta uma crítica significativa relacionada à questão da crença desonesta. Pascal sugere que, mesmo sem evidências definitivas, é mais prudente "apostar" na existência de Deus para evitar a perda infinita da salvação eterna. No entanto, essa abordagem pode levar a uma crença insincera ou desonesta, onde a fé é adotada não por convicção genuína, mas como uma estratégia de risco calculado.A crítica da crença desonesta argumenta que a aposta de Pascal incentiva uma forma de fé baseada em conveniência e autopreservação, em vez de uma verdadeira convicção espiritual. Adotar uma crença religiosa apenas para evitar possíveis consequências negativas ou para garantir benefícios após a morte não constitui uma fé autêntica.
    Mariana Frias 11°B

    ResponderEliminar
  2. Pascal propõe o Fideísmo, onde apostar na existência de Deus é uma escolha racional. Se Deus existir e acreditarmos na sua existência, então temos um ganho infinito. Se não acreditarmos em Deus e ele existir, então teremos uma perda infinita.
    Gabriela Almeida 11B

    ResponderEliminar
  3. Pascal, através do Fideísmo, utiliza o cálculo das probabilidades para discutir a aposta na existência de Deus. Segundo ele, apostar que Deus não existe nos coloca diante de duas possibilidades: se Deus existe, perdemos a salvação eterna, uma perda infinita. Se Deus não existe, ganhamos uma vida terrena sem preocupações religiosas, um ganho finito. Pascal argumenta que, racionalmente, é mais seguro apostar na existência de Deus, pois o potencial ganho infinito (salvação eterna) supera o ganho finito (vida terrena sem rituais religiosos). Esta abordagem sugere que a fé é a escolha mais segura e uma aposta lógica, mesmo sem certeza absoluta da existência divina.
    Marta Pimenta 11°A

    ResponderEliminar
  4. Pascal defende o fideismo que diz que a razão é a fé não são compatíveis Pascal acredita que acreditar em Deus é uma aposta se acreditarmos que Deus existe e se ele existir a recompensa é o Paraíso se acreditarmos que ele não existe, se ele existir a perda é eterna o Inferno, por isso de acordo com Pascal a melhor aposta é acreditar na existência de Deus.
    Gabriel Vieira 11A

    ResponderEliminar
  5. O fideísmo de Pascal é uma corrente de pensamento que enfatiza a fé sobre a razão na crença em Deus. Segundo Pascal, diante da impossibilidade de provar racionalmente a existência de Deus, a aposta mais prudente é acreditar nele, uma vez que ao acreditarmos na existência de Deus e ele de facto existir, temos a possibilidade de obter um ganho infinito, a vida eterna derivada da salvação, e se nós não acreditarmos e ele não existir, há uma perda finita devido ao tempo gasto em atos religiosos.
    Assim, a fé é a decisão mais sensata uma vez que a racionalidade é insuficiente para chegar a uma conclusão definitiva.
    Lara Costa 11°B

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário.

CONCURSO - ENSAIO FILOSÓFICO

  Este ano a Biblioteca Escolar em parceria com o grupo de professores de filosofia lançou o concurso: Ensaio filosófico, com a finalidade d...