William Palley, defendeu um argumento teísta: argumento teleológico. Para o explicar melhor propôs uma analogia entre um relógio e o universo . Afirma que se observarmos um relógio observamos cada uma das suas componentes em perfeita harmonia e ainda diz que aquele relógio foi feito por um relojoeiro. Quanto ao universo, cada uma das suas componentes também funciona em perfeita harmonia, ou seja, em analogia com o relógio, podemos concluir que o universo foi "construído" por alguém, esse alguém tem de ser um ser omnipotente, ou seja, Deus. Palley considera que tudo o que existe tem uma finalidade: " porque os nossos braços e pernas têm 3 juntas, senão por ser melhor do que 2 ou 4?";"E porque serão os dentes incisivos aguçados como cinzéis de corte, mas os nossos dentes interiores são largos para triturar e não o contrário?". Estas afirmações evidenciam uma harmonia no corpo humano que podemos concluir ser fruto uma"providência divina". Será que o argumento é consistente? Será que realmente convence? Será que não há pontos fracos?
Marco 11º A
O argumento teleológico de William Palley é uma tentativa de justificar a existência de Deus através da observação da complexidade e da aparente finalidade do universo. O principal contra-argumento ao argumento teleológico é a teoria da evolução por seleção natural, proposta por Charles Darwin. A evolução explica como a complexidade e a adaptação podem surgir através de processos naturais sem a necessidade de um ser inteligente. A evolução fornece um mecanismo potente para a diversificação e complexificação da vida ao longo do tempo.
ResponderEliminarMariana Frias 11ºB
O argumento teleológico de William Paley faz analogia do relógio comparado a um olho " Se abrirmos um relógio e inspecionarmos o modo como todas as peças do mecanismo trabalham conjunta e harmoniosamente, compreenderemos que o relógio teve de ser criado por alguém inteligente, o relojoeiro que o fabricou." tudo isto para evidenciar a existência de um Criador inteligente "Portanto, também o universo e os organismos vivos têm um criador
ResponderEliminarinteligente que é Deus."
No entanto, ainda existem questões sobre a consistência e pontos fracos do argumento, o principal contra-argumento ao argumento teleológico é a teoria da evolução por seleção natural, proposta por Charles Darwin.
Gabriela Almeida 11B
O argumento teleológico de William Palley sobre o universo parece fazer sentido mas há coisas que podem enfraquecê-lo. Por exemplo, comparar o universo a um relógio pode não ser justo, já que o universo é muito mais complicado. Além disso, ele assume que só Deus poderia criar algo tão complexo, ignorando outras explicações possíveis. Por isso, embora o argumento pareça bom à primeira vista, pode não ser tão sólido quando olhamos mais de perto.
ResponderEliminarMarta Pimenta 11°A