Os princípios de uma sociedade justa, de acordo com John Rawls, são o princípio da liberdade, onde cada pessoa deve ter o direito igual de um sistema de total liberdade seja religiosa, política ou outra qualquer. E o princípio da igualdade que se subdivide em dois: o princípio da oportunidade justa e o princípio da diferença. O princípio da oportunidade justa está ligado a cargos e funções abertos a todos na mesma circunstância de igualdade e oportunidade. O princípio da diferença estabelece os limites da desigualdade justa e aceita que o Estado trate as pessoas de forma desigual para promover a equidade. Assim, temos que pagar impostos proporcionais aos nossos rendimentos para que posteriormente todos possam ter as mesmas oportunidades no acesso a bens sociais primários. Se existir um conflito, a liberdade tem prioridade sobre a igualdade, assim como a oportunidade justa tem prioridade sobre a diferença.
Neuza Pinto, Ensino Recorrente, 10º R
Esse texto resume os princípios fundamentais da teoria da justiça de John Rawls. Ele destaca a importância da liberdade individual, da igualdade de oportunidades e da limitação da desigualdade para garantir uma sociedade justa. A ideia de que a liberdade deve ter prioridade sobre a igualdade em casos de conflito e que a igualdade de oportunidades deve ser garantida através de impostos proporcionais é um ponto-chave na posição de Rawls. Esses princípios visam criar uma estrutura social que promova a equidade e o bem-estar de todos na sociedade
ResponderEliminarA teoria da posição original é uma situação hipotética em que se imagina uma situação em que as pessoas de uma sociedade são levadas a avaliar os princípios da justiça. Mas as pessoas estão cobertas por um véu de ignorância que as fazem desconhecer quem são na sociedade e quais as suas habilidades ou dons individuais, garantindo desta forma a imparcialidade na escolha dos princípios da justiça. Do mesmo modo, as pessoas têm interesse em obter bens sociais primários, ou seja, coisas que são valiosas em qualquer projeto de vida garantindo-se a racionalidade e a universalidade.
ResponderEliminarCamila Alvarez 10°R