quinta-feira, 30 de maio de 2024

Como é que Santo Anselmo argumenta a favor da existência de Deus?


 

O argumento teísta de Santo Anselmo é um argumento ontológico uma vez que o autor defende que “Deus é o ser maior do que o qual nada pode ser pensado” e faz referência à essência de Deus ao afirmar que possui todas as qualidades num grau máximo de grandiosidade ou perfeição. Assim, a condição necessária da sua perfeição é a existência, visto que existir é mais grandioso que não existir. Para além disso dizer que Deus ser perfeito, não existe leva-nos a uma contradição lógica.

Assim, Deus não pode estar apenas no intelecto já que poderíamos pensar em algo maior na realidade. Logo, Deus existe necessariamente porque se encontra no espírito/pensamento e por essa razão tem que existir também na realidade.

                                                                Lara Costa, 11º B

7 comentários:

  1. O argumento ontológico de Santo Anselmo defende que Deus, sendo o ser mais perfeito que podemos conceber, deve existir, pois a existência é uma perfeição. Se Deus existisse apenas no intelecto, poderíamos imaginar um ser maior que existisse também na realidade, o que seria contraditório. Portanto, Deus deve existir tanto no pensamento quanto na realidade. Este argumento levanta questões sobre se podemos provar a existência de algo apenas com definições e conceitos, desafiando-nos a refletir sobre a natureza da existência e do pensamento.

    Gonçalo Ribeiro 11ºB

    ResponderEliminar
  2. Este texto fala sobre o argumento teísta de Santo Anselmo, que é chamado de argumento ontológico. Ele sugere que Deus é o ser maior que podemos conceber e que a existência é uma parte essencial de sua grandeza. Se considerarmos que Deus é perfeito, então Ele deve existir, porque não existir seria menos perfeito. Em suma, o argumento de Anselmo defende que se podemos pensar em Deus como o ser mais perfeito, Ele deve existir tanto no pensamento como na realidade.
    Leonor Rodrigues 11ºB

    ResponderEliminar
  3. O argumento de Santo Anselmo, chamado ontológico, diz que Deus é o ser mais perfeito que podemos imaginar. Ele afirma que Deus tem todas as qualidades no nível máximo de perfeição. Se existir é mais perfeito do que não existir, então Deus, sendo perfeito, deve existir.
    Se Deus existisse apenas no pensamento, poderíamos imaginar um ser ainda mais perfeito que existisse na realidade. Portanto, Deus deve existir tanto na nossa mente quanto na realidade.

    Joana Cardoso 11B

    ResponderEliminar
  4. No argumento ontológico, Santo Anselmo diz que Deus é o ser mais perfeito que existe e existe tanto na consciência como na realidade, já que se ele existisse só na nossa imaginação nós poderíamos imagina-lo maior do que Ele realmente é, e isso seria contraditório.

    Ana Cerqueira 11ºB

    ResponderEliminar
  5. Santo Anselmo defende o argumento ontológico que tem por base defender a existência de Deus. Santo Anselmo quer provar a existência de Deus de uma maneira a priori, ou seja, não precisa da experiência para provar a sua existência. Para Santo Anselmo Deus é o ser mais perfeito que podemos conceber, assim sendo, deve existir tanto no pensamento como na realidade, pois se Deus existisse apenas no intelecto, nós poderíamos imaginar um ser maior na realidade, o que se tornaria contraditório.
    Tatiana Sousa 11ºB

    ResponderEliminar
  6. O Argumento Ontológico de Santo Anselmo é uma tentativa puramente racional de provar a existência de Deus a partir da definição e da lógica. Embora tenha enfrentado várias críticas ao longo dos séculos, continua sendo uma peça central na filosofia da religião e na teologia, estimulando debates profundos sobre a natureza da existência e a lógica.
    Arcangela Hernández 11B

    ResponderEliminar
  7. O texto apresenta o argumento teísta de Santo Anselmo, que é conhecido como um argumento ontológico. Segundo Santo Anselmo, Deus é o ser maior do que o qual nada pode ser pensado, e essa definição se baseia na essência de Deus, que possui todas as qualidades em um grau máximo de grandiosidade ou perfeição. Ele argumenta que a existência é uma condição necessária para a perfeição de Deus, pois existir é mais grandioso do que não existir.
    Mariana Frias 11°B

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário.

CONCURSO - ENSAIO FILOSÓFICO

  Este ano a Biblioteca Escolar em parceria com o grupo de professores de filosofia lançou o concurso: Ensaio filosófico, com a finalidade d...