domingo, 14 de janeiro de 2024

Qual é o retrato psicológico da Josefa? Que tipo de conhecimento podemos encontrar na avó de Saramago?


 

Josefa, era a avó de Saramago, uma senhora notável cuja vida era repleta de experiências admiráveis. Trabalhadora incansável, dedicava-se sempre com determinação em todas as tarefas do seu dia a dia enquadradas na vida difícil do campo.

A simpatia e a alegria contagiavam e o seu sorriso iluminava qualquer ambiente, apesar da sua vida tão difícil e cheia de sacrifícios. Possuía uma sensibilidade única. Ela era capaz de compreender emocionalmente as dores e as alegrias das pessoas ao seu redor e estava sempre pronta para oferecer o seu apoio e consolo, até aos bácoros que os metia na sua própria cama quando estava frio.

Enfrentava os desafios da vida com uma paciência admirável, mesmo com as imensas adversidades, mantinha a calma e procurava sempre soluções para todos os seus problemas. Tinha a capacidade de manter a mente lúcida e continuar a tomar decisões sábias, independentemente das circunstâncias.

O otimismo era um traço marcante da sua personalidade, impulsionada pela crença de que amanhã será um dia melhor. Assim se apresenta a Josefa, uma mulher que domina um saber prático e pragmático, ensinável de geração em geração.

                                                                                                             Luana Marques 11º B

 

5 comentários:

  1. Uma das características psicológicas que José de Saramago elogia muito é a bondade que a sua avó Josefa tinha  “Criaste pessoas e gado, meteste os bácoros na tua própria cama quando o frio ameaçava gelá-los…” .Josefa não se importa de dar carinho aos outros, amar o próximo e ajudar quem necessita. Podemos encontrar na Josefa um saber prático que é ensinável de geração em geração.
    Mariana Frias 11°B

    ResponderEliminar
  2. No texto, podemos identificar algumas características psicológicas de Josefa, a avó de Saramago. Embora ela seja descrita como uma pessoa simples, sem conhecimentos académicos ou ampla compreensão do mundo, ela possui um saber prático que a ajuda a resolver problemas.
    Assim, a Josefa é retratada como uma mulher forte e resistente, por isso é resiliente e consegue ultrapassar as adversidades da vida: "carregou toneladas de restolho e lenha," trabalhou incansavelmente e cuidou da sua família e do gado. Mesmo enfrentando dores e dificuldades, ela continua a viver e a encontrar alegria na vida.

    ResponderEliminar
  3. A Josefa vive num ambiente rural, cercada pela natureza. Testemunhou o nascer do sol todos os dias, foi sensível às catástrofes e às histórias da vida na rua. Esta conexão com a natureza estimulou a serenidade e o gosto pela beleza do mundo.
    A avó parece encontrar a felicidade nas coisas simples da vida, ri alegremente e tem ódios e dedicações que não têm uma explicação lógica. Josefa não se preocupa com assuntos complexos como política, economia ou filosofia, mas encontra significado no seu pequeno casulo de interesses.

    ResponderEliminar
  4. A Josefa tem uma sabedoria prática: Embora ela não tenha conhecimentos formais, possui uma sabedoria adquirida ao longo dos anos. Ela criou sete filhos e conhece o trabalho árduo da vida no campo. A sua experiência e intuição podem ser consideradas uma forma de sabedoria prática que ajuda a resolver problemas do dia a dia.
    Confrontada com a inevitabilidade da morte, Josefa expressa ingenuamente uma serenidade espontânea. Apesar das adversidades da vida, tem pena de morrer, mas aceita o ciclo natural da existência.

    ResponderEliminar
  5. A avó de Saramago, Josefa, emerge como uma personagem cujo retrato psicológico se entrelaça com a riqueza da sua experiência.
    Nas suas rugas, podemos encontrar não só marcas do tempo como também narrativas vividas de vida.
    A sabedoria que que possui mesmo não tendo conhecimentos formais.
    Posso afirmar que Josefa é uma pessoa sábia pois criou sete filhos e conhece todo o trabalho árduo da vida no campo.
    Na avó de Saramago, encontramos um conhecimento profundo e intrinsecamente ligado à vida. Sua sabedoria é uma amalgama de experiências vividas, resiliência diante das adversidades e uma compreensão compassiva das nuances das relações humanas.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário.

CONCURSO - ENSAIO FILOSÓFICO

  Este ano a Biblioteca Escolar em parceria com o grupo de professores de filosofia lançou o concurso: Ensaio filosófico, com a finalidade d...