sábado, 27 de janeiro de 2024

Quais são os argumentos a favor do determinismo moderado?

 

O determinismo moderado é uma teoria filosófica que defende que, embora existam causas que influenciam os eventos e as escolhas humanas, o livre-arbítrio ainda tem um papel significativo. Ou seja, os acontecimentos são determinados por uma combinação de causas naturais e escolhas pessoais. Este ponto de vista reconhece a influência de fatores como a genética, o ambiente e a história pessoal, mas não nega a capacidade do sujeito fazer escolhas conscientes e responsáveis. Em suma, o determinismo moderado sugere que tanto a liberdade quanto o determinismo têm um papel importante na maneira como vivemos e agimos porque se por um lado temos os condicionantes físicos e biológicos, históricos e culturais, por outro lado somos também dotados de razão e podemos escolher.

                                                                            Neuza Pinto – 10º ano – Ensino Recorrente

1 comentário:

  1. Ao meu ver, o determinismo moderado é a melhor teoria que responde à dúvida secular sobre as ações humanas: se estas são livres ou já programadas. Sobre tudo, eu concordo com o texto, especialmente, quando é dito que as condicionantes físicas e biológicas, por exemplo, não nos impedem de ter uma sequência lógica de pensamento livre sobre a realidade que nos cerca.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário.

Encerramento das atividades letivas

 Chegados ao final do ano percebemos que na memória de quem lê há sempre um filósofo, uma obra ou  um artigo especial sobre um tema/problema...