domingo, 28 de janeiro de 2024

Como evolui a ciência segundo Thomas Kuhn?

 De acordo com Kuhn, a ciência desenvolve-se de modo descontínuo, havendo uma sucessão de paradigmas que surgem por meio de revoluções científicas sucessivas.   Entre o novo e velho paradigma existe uma relação de incomensurabilidade, isto é, nenhum paradigma é superior ou inferior porque não se podem comparar na mesma sequência temporal. Assim, cada paradigma é o melhor que existe no seu tempo para resolver os problemas. O paradigma é um modelo científico que constitui a representação de um padrão a ser seguido pela comunidade científica, ou seja, constitui um conjunto de teorias e leis universais verificadas experimentalmente.

                                      Albertina Vemba, 11º R – Ensino Recorrente

 

 

1 comentário:

  1. Thomas Kuhn foi um físico que desenvolveu a noção de paradigma, fundamental para uma nova compreensão do desenvolvimento da ciência numa perspetiva historicista. A evolução científica dá-se por meio de revoluções científicas onde os paradigmas são substituídos por outros capazes de resolver as anomalias. Um paradigma é um modelo científico constituído por normas, regras, princípios onde se faz a atividade científica no período de ciência normal.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário.

Encerramento das atividades letivas

 Chegados ao final do ano percebemos que na memória de quem lê há sempre um filósofo, uma obra ou  um artigo especial sobre um tema/problema...