Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Patrono da Escola Secundária Alexandre Herculano https://ensina.rtp.pt/artigo/biografia-alexandre-herculano/ No dia 28 de março, celebramo...

-
A cada início, vemos renovada a esperança de construir ou auxiliar a construção de projetos sólidos e arrojados. Instig...
-
Chegados ao final do ano percebemos que na memória de quem lê há sempre um filósofo, uma obra ou um artigo especial sobre um tema/problema...
-
Patrono da Escola Secundária Alexandre Herculano https://ensina.rtp.pt/artigo/biografia-alexandre-herculano/ No dia 28 de março, celebramo...
O símbolo da filosofia que eu mais me identifico é o "Olho da Razão" ou "Olho de Hórus". Ele é representado por um único olho dentro de um triângulo, simbolizando a busca pela sabedoria, conhecimento e compreensão mais profunda da realidade. Esse símbolo retrata a importância da razão e da contemplação na filosofia, incentivando o questionamento constante e a busca pela verdade.
ResponderEliminarCarlos Vinicius 11° R
O símbolo filosófico que eu mais gostei foi a coruja, pois para muitos a coruja é um animal de inteligência, conhecimento e sabedoria. Por exemplo, na mitologia grega, Atena, a deusa da sabedoria e estratégia militar, tinha a coruja como o seu símbolo. Na Grécia Antiga a noite era considerada o momento mais propício para o pensamento filosófico, e devido à sua característica de animal noturno, a coruja era vista pelos gregos como um símbolo da busca pelo conhecimento.
ResponderEliminarPara além disto, as corujas são predadores silenciosos que são capazes de caçar com extrema precisão, por isso, este comportamento podia ser associado à contemplação filosófica, que por vezes envolve uma observação mais tranquila e reflexiva do mundo ao nosso redor.
Ana Rita Cerqueira 11° B
O simbolo da Filosofia que eu mais me identifico, é a Balança, pois esta representa a justiça e a igualdade. Representa também a concepção do "cálculo moral", onde não existe uma direção ideial mas sim uma interação de ações de pesos diversos.
ResponderEliminarA Balança é utilizada para decidir o que é melhor para estabelecer a ética, a moral e a razão.
Luana Marques 11ºB
O símbolo da filosofia que eu mais gostei é a árvore, pois símbolo da árvore na filosofia é frequentemente associado a conceitos de crescimento, conhecimento e conexão com a natureza. Pode simbolizar o desenvolvimento pessoal, a busca por sabedoria e a interconexão de toda a existência. Essa metáfora é usada para expressar a ideia de raízes no passado, tronco no presente e galhos que apontam para o futuro, refletindo sobre diversos aspectos da experiência humana e do pensamento filosófico.
ResponderEliminarMariana Frias 11°B
o Simbolo da Filosofia que eu mais gostei foi a coruja, muitas vezes associaddas há coruja de Atena da mitologia grega, a coruja representa a sabedoria, a reflexão profunda e a procura pelo conhecimento, sendo uma ave noturna, simboliza a capacidade de ver além das aparências.
ResponderEliminarLeonor Rodrigues 11B
O símbolo filosófico com o qual eu mais me identifiquei foi o "Bem e o Mal", pois o bem é, por vezes, visto como algo que implica a reverência pela vida, continuidade, felicidade ou desenvolvimento humano, enquanto o mal é considerado o recipiente dos contrários.
ResponderEliminarLara Rodrigues 11B
O símbolo que eu mais gostei foi o da Coruja porque é um importante símbolo da filosofia devido à sua associação com a sabedoria e o conhecimento. Na tradição grega, a deusa Atena, associada à sabedoria, é frequentemente representada acompanhada por uma coruja. A capacidade da coruja de ver no escuro e sua postura tranquila também contribuíram para sua associação com a reflexão filosófica. Desde a antiguidade, a coruja tem sido um símbolo duradouro da busca pelo conhecimento e entendimento profundo, elementos essenciais para a prática da filosofia. Essa conexão persiste através de várias culturas e ainda hoje a coruja é reconhecida como um ícone da busca pela sabedoria e compreensão.
ResponderEliminarGabriela Almeida 11b
O símbolo da Filosofia que eu mais me identifico é a balança, porque é o símbolo da justiça, da prudência e do equilíbrio, a balança tem a função de medir e de pesar os atos dos homens, tanto na vida terrena como na espiritual. Por isso, é representada como símbolo dos tribunais e, também, nas representações tumulares de muitas civilizações, como o objeto que pesa as almas dos mortos, numa alusão à justiça divina.
ResponderEliminarMagda Tavares 11.ºA
O símbolo filosófico que eu mais gosto é a ave de Atena, ou seja, a coruja. A coruja é o símbolo da inteligência e da sabedoria, a coruja tem significados que combinam com quem procura crescer e ver além. Ela tem a capacidade de ver através da escuridão da noite e também simboliza a reflexão e o conhecimento racional e intuitivo. Na mitologia grega, Athena, a deusa da Sabedoria, tinha a coruja como símbolo, assim como Minerva, na mitologia romana.
ResponderEliminarLeonor Melo 11ºB
O símbolo da Filosofia que mais me identifico é a coruja, pois, representa a sabedoria na mitologia grega, como um símbolo apropriado devido à busca do conhecimento e da compreensão na filosofia.
ResponderEliminarNúria Rocha 11ºB
A minha escolha foi a Coruja porque ela tem a capacidade de enxergar na escuridão, conseguindo ver o que outros não veem . A constituição física do seu pescoço permite que ela enxergue tudo em sua volta. Essa seria a pretensão da filosofia, por meio da razão poder ver racionalmente e entender o mundo, mesmo nos seus aspectos mais obscuros.
ResponderEliminarArcangela Hernández 11B
O símbolo da Filosofia com que eu mais me identifico, é a Balança, uma vez que é vista como o símbolo da justiça e tem presença significativa na filosofia ao representar a equidade e ponderação nas decisões morais. Assim, ela destaca a procura pela harmonia e imparcialidade, fundamentais para muitas correntes filosóficas que buscam equilíbrio na ética e na tomada de decisões.
ResponderEliminarLara Costa Nº10 11ºB
O símbolo da filosofia que mais me identifico é a coruja, porque esta na mitologia grega está associada à sabedoria. Também a coruja tem a capacidade de ver no escuro o que também é associado à busca incessante pelo conhecimento.
ResponderEliminarMarco Correia Nº13 11ºA
O símbolo da filosofia que mais me identifico é a coruja, pela sua capacidade de observar através da escuridão da noite, por simbolizar sabedoria, reflexão e o conhecimento racional intuitivo. Na mitologia grega, Athena, a deusa da Sabedoria, tinha a coruja como símbolo, assim como Minerva, na mitologia romana.
ResponderEliminarBárbara Sofia 11A
O símbolo da filosofia que mais gostei foi a ave de Atena ou também conhecida como coruja. Na mitologia grega, Atena tinha como símbolo uma coruja, já que representa a sabedoria e o conhecimento. Na Grécia antiga, a cidade de Atenas era vista como um centro intelectual e filosófico, e a coruja simbolizava a procura da sabedoria. Atualmente, é um ícone que nos lembra a importância da aprendizagem por amor ao conhecimento.
ResponderEliminarTatiana Sousa 11ºB
O símbolo da filosofia que mais gostei foi o yin-yang. O yin-yang são dois conceitos do Taoismo que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo. Eu gostei este símbolo duvido à origem da filosophia Taoismo na Ásia e à sua abordagem única na busca de equilíbrio e harmonia na vida. Esta filosophia, com sua ênfase na simplicidade, conexão com a natureza e compreensão do caminho Tao, atrai aqueles que buscam uma perspectiva filosófica enraizada na tradição asiática. E também, Ásia é continente onde eu nasci.
ResponderEliminarSriya Bunyasiri 11°A
O meu símbolo favorito é a pintura “Escola de Atenas”, de Raffaello. A pintura representa os maiores filósofos, cientistas e matemáticos da Grécia antiga, reunidos em um espaço imaginário que simboliza a Academia de Platão em Atenas. O pintor usa arquitetura clássica e detalhes ornamentais para criar uma sensação de profundidade na pintura e mostrar o valor e a importância da filosofia e do conhecimento na cultura renascentista. Cada figura na pintura representa um pensador específico e tem um gesto ou pose que simboliza a sua contribuição para a história do pensamento ocidental. Diana Rocha 11ºA
ResponderEliminarO símbolo que eu mais gostei foi, a balança, porque é frequentemente associado à justiça e equidade. Representa a procura por um equilíbrio ponderado nas decisões morais e éticas. Este símbolo remete à ideia de avaliar as diferentes perspectivas ou argumentos antes de tomar uma posição, refletindo a ponderação e imparcialidade na análise filosófica. Em muitos contextos, a balança destaca a importância da ponderação e equidade na procura pela verdade e justiça, elementos essenciais em muitas tradições filosóficas.
ResponderEliminarJoana Cardoso 11B
Na minha opinião o símbolo mais marcante foi o da coruja,porque, em geral ela possui o significado de conhecimento e sabedoria .Contudo este animal também indica a aproximação de situação relacionadas com mudança.Podendo ainda ser um alerta do mundo espiritual.
ResponderEliminarCelestino Sombo 11°A
O símbolo que eu mais gosto é a coruja. As corujas são o símbolo da filosofia, e também dos professores, devido à sua excepcional inteligência, visão e audição. Ela tem uma vigilância constante, e possui uma visão muito ampla, girando a cabeça até 270 graus (3/4 de uma volta completa). Isso simboliza a busca do filósofo para apreender a totalidade das coisas. Assim, a coruja apresenta uma sensibilidade muito aguçada, por isso é muito difícil enganá-la, já que ela percebe todas as “segundas intenções”.
ResponderEliminarO meu símbolo preferido é a coruja. As corujas são o símbolo da filosofia, e também dos professores, devido à sua excepcional inteligência, visão e audição. Ela tem uma vigilância constante, e possui uma visão muito ampla, girando a cabeça até 270 graus (3/4 de uma volta completa). Isso simboliza a busca do filósofo para apreender a totalidade das coisas. Assim, a coruja apresenta uma sensibilidade muito aguçada, por isso é muito difícil enganá-la, já que ela percebe todas as “segundas intenções”.
ResponderEliminarGabriel Vieira 11A n6
O meu símbolo favorito é a "coruja de Atena" ou "coruja de Minerva" que é utilizada como um símbolo do conhecimento, sabedoria, perspicácia e erudição em todo o mundo ocidental.
ResponderEliminarGabriel Pereira 11ºA