sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Texto argumentativo ou ensaio filosófico: - Qual é a origem do conhecimento?

 


A gnoseologia é a área da filosofia que estuda o conhecimento. Um dos problemas mais marcantes levanta a seguinte questão: - Qual a origem do conhecimento? Será que o conhecimento é adquirido através da razão ou da experiência? Neste texto irei explorar as teorias que tentam responder a estas perguntas, os autores que as elaboraram e no fim apresentar a minha perspetiva pessoal em relação a este problema.

A origem do conhecimento é desde sempre um problema que não reúne consenso entre os filósofos. Por um lado, existem filósofos que acreditam que o conhecimento é obtido através da razão e outros que acreditam que nós obtemos conhecimento através da experiência.

René Descartes é um racionalista, ou seja, ele acredita que o conhecimento provém da razão. O autor utiliza a dúvida metódica como maneira de chegar a um conhecimento necessário e indubitável. Para chegar a uma verdade clara e distinta, ele enumera um percurso: Em primeiro lugar, diz que por vezes os sentidos enganam, em segundo lugar, é difícil distinguir o sono da vigília, depois admite que por vezes há enganos nos raciocínios matemáticos e por último levanta a hipótese da existência de um génio maligno. Descartes valoriza os juízos a priori e acha que nós nascemos com ideias inatas.

Por outro lado, David Hume é um empirista, ou seja, ele acredita que o conhecimento é obtido através dos cinco sentidos. Ao contrário de Descartes, Hume não acredita nas ideias inatas, porque considera que quando nascemos a nossa mente é uma "tábua rasa" pronta a ser preenchida pela experiência.

Quanto aos conteúdos da mente, o autor afirma que existem impressões (mais vivas) e ideias (cópias). Hume dá valor às ideias a posteriori.

Na minha opinião, Hume está certo porque o conhecimento é obtido através da experiência. Com efeito conhecer através da experiência é capaz de nos trazer novos avanços científicos.

Para concluir, Hume e Descartes apresentam teorias opostas as quais podem ser sujeitas a apontamentos críticos porque a pergunta tem sido aberta à discussão…

                                                                                                         Marco Correia 11ºA - Nº13

                                                                          

 

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