Segundo Descartes, as proposições “o todo é maior do que a parte” e “todos os corpos
são extensos” são produtos da razão, pois são verdades eternas e absolutas, claras e distintas,
indubitáveis, que podemos formar por intuição racional, um conhecimento direto,
espontâneo, a priori, sem recorrer aos sentidos. Para Descartes apenas a razão pode
são extensos” são produtos da razão, pois são verdades eternas e absolutas, claras e distintas,
indubitáveis, que podemos formar por intuição racional, um conhecimento direto,
espontâneo, a priori, sem recorrer aos sentidos. Para Descartes apenas a razão pode
chegar ao conhecimento absolutamente verdadeiro.
Gabriel Vieira nº6 11ºA
O critério de verdade cartesiano, segundo Descartes, inicia-se com a dúvida metódica, questionando tudo para alcançar certeza indubitável.
ResponderEliminarO "Cogito, ergo sum" estabelece a certeza da existência do pensamento como ponto de partida. Descartes utiliza a existência de Deus como garantia da verdade, argumentando que Deus não permitiria enganos nas ideias claras e distintas. Assim, a busca por certeza baseia-se na clareza e distinção das ideias, vinculadas à existência divina.
Ana Raquel - 11º R
No critério da verdade é evidente o que é verdadeiro, ou seja, o que é claro e distinto. A Clareza é a presença da ideia ao entendimento, e a Distinção significa separar uma ideia de outras, para que não lhe estejam associadas coisas que não lhe pertençam.
ResponderEliminarJudie Cassandra 11º R